quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ônibus cai de viaduto e é atingido por trem no ABC Paulista

Um ônibus bateu na mureta de proteção de um viaduto e caiu sobre a linha de trem em São Caetano, Grande SP, na manhã desta quinta-feira, causando um acidente com a composição que feriu 14 pessoas, uma delas gravemente, segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, as vítimas em estado leve foram levadas ao Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, ao Pronto-Socorro do Hospital São Caetano e ao Hospital Estadual Mário Covas, no ABC. A vítima em estado grave, uma mulher, que conduzia o ônibus e teve traumatismo craniano, foi levada ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, pelo helicóptero Águia, da PM.
Os bombeiros chegaram a enviar 21 viaturas ao local, num total de 65 homens. Também atenderam à ocorrência viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dois helicópteros da Polícia Militar.
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o acidente ocorreu por volta das 9h30 na rua Felipe Camarão, na altura do número 100, no sentido São Paulo, próximo ao centro de São Caetano, entre as estações Utinga e São Caetano do Sul da linha 10-Turquesa. A linha faz a ligação entre as estações da Luz, no centro de São Paulo, e Rio Grande da Serra, no ABC paulista. A linha férrea foi totalmente interditada até as 10h30, quando os trens voltaram a circular com velocidade reduzida no local, para permitir o trabalho dos bombeiros.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que gerencia o sistema de transporte metropolitano por ônibus, afirmou que o veículo envolvido no acidente, da empresa Interbus, operava a linha 101 São Caetano do Sul (Vila Prosperidade) - São Paulo (Vila das Olarias). A empresa também afirmou que o ônibus acidentado foi inspecionado em fevereiro e estava em perfeitas condições de operação, e acrescentou que vai apurar as responsabilidades do acidente junto à empresa permissionária.
Segundo afirmou em entrevista à rádio Bandeirantes o comandante dos bombeiros em São Caetano do Sul, tenente-coronel José Belantoni, todos os passageiros envolvidos no acidente já foram removidos do local. Segundo ele, no total, 14 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, mas ainda não identificada. "Não é possível apontar os motivos, mas notamos que a pista onde o ônibus tombou é feita de paralelepípedo, e estava bastante escorregadia", disse.
O gerente geral de operações da CPTM, Francisco Pierrini, afirmou há pouco em entrevista à rádio Bandeirantes que o maquinista do trem atingido visualizou o veículo despencando de um viaduto sobre os trilhos do local e conseguiu frear antes da colisão. Segundo Pierrini, os trens constumam passar pelo trecho do acidente em velocidade média de 90 km/h.
Segundo a CPTM, nenhum passageiro nem o maquinista da composição acidentada ficaram feridos. Até as 10h45, os passageiros da composição ainda permaneciam dentro dos seis vagões, aguardando o atendimento dos outros feridos. A companhia informou que a retenção dos passageiros é para não tumultuar o resgate.

FONTE: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário